Qualquer empreendedor entende a importância de atrair novos clientes para expandir um negócio. Mas é igualmente importante dedicar esforços para retê-los. E uma das apostas para atrair, reter e fidelizar clientes é implementar um Programa de Fidelidade. Mas quando é a hora de implementar um programa de fidelidade?

Com um programa de fidelidade é possível encontrar um equilíbrio entre aquisição, retenção e fidelização de clientes e garantir o crescimento sustentável — e rentável — de qualquer negócio. Leia e descubra a hora certa de implementar um programa de fidelidade!

O que você precisa analisar para saber quando é hora de implementar um programa de fidelidade?

Três elementos precisam ser avaliados para saber se é hora de implementar um programa de fidelidade em seu e-commerce. 

O primeiro é a Taxa de Recompra que ajuda a identificar o nível de dificuldade que seu e-commerce tem em reter um cliente após sua primeira compra. Um produto de boa qualidade pode não ser suficiente para fazer o cliente voltar a comprar com sua marca.

Outro indicador é a Taxa de Abandono do Carrinho. Se essa taxa for elevada, quer dizer que os clientes estão desistindo da compra em algum momento da jornada. Ao implementar um programa de fidelidade, você consegue incentivar o visitante a concluir a compra.

O último indicador é o Ticket Médio. Se o valor médio gasto nas compras está diminuindo progressivamente, você pode utilizar o programa de fidelidade para incentivar o cliente a gastar um pouco mais para, em troca, receber algum benefício. Pode ser, por exemplo, uma recompensa personalizada da marca, como um squeeze, camiseta ou sacola.

Entenda o perfil do cliente

Entender o perfil do cliente que compra com você é fundamental para desenvolver um Programa de Fidelidade sob medida. Nossa sugestão é conduzir uma pesquisa de mercado para conhecer as necessidades e preferências dos seus clientes, segmentá-los e estabelecer campanhas personalizadas para esses grupos.

Tipos de Programas de fidelidade

Existem vários tipos de Programas de Fidelidade:

  • Programa de Pontos: os clientes acumulam pontos a cada compra, que podem ser resgatados posteriormente por recompensas, descontos ou outros benefícios.
  • Clube de Vantagens: os clientes se tornam membros de um “clube” e recebem benefícios exclusivos, como acesso a produtos ou serviços especiais, descontos, eventos, entre outros.
  • Programa de Cashback: os clientes recebem um percentual de volta em dinheiro a cada compra realizada. O valor do cashback pode ser disponibilizado como crédito para ser utilizado na próxima compra.
  • Programa de Descontos e cupons: os clientes recebem cupons de desconto, que podem ser utilizados em compras futuras ou em produtos/serviços específicos. Também podem receber descontos diretos nas compras.
  • Programa de Níveis de Clientes: os clientes são divididos em diferentes níveis (bronze, prata, ouro, etc) de acordo com seu histórico de compras e engajamento. Cada nível oferece benefícios exclusivos, como descontos, atendimento prioritário, presentes especiais, entre outros.
  • Programa de Indicação / Indique e Ganhe / Member get Member: Incentiva os clientes a indicarem novos clientes em troca de recompensas, como bônus e descontos. Esse tipo de programa de indicação, ajuda a expandir a base de clientes por meio do boca a boca.

E aí, qual o seu programa de fidelidade favorito? Escolha o tipo de Programa de Fidelidade que melhor se alinha ao perfil de seus clientes e crie um Programa de Fidelidade personalizado para o seu negócio.

Calcule os prós e contras

Antes de lançar um programa de fidelidade para seu e-commerce, calcule o Retorno sobre o Investimento (ROI) esperado para esse investimento. É importante que você considere os custos de implementação e manutenção do programa de fidelidade comparados ao retorno esperado com a retenção de clientes, aumento do índice de recompra e do ticket médio. 

Custos a serem considerados:

  • Custos de desenvolvimento e implementação do programa;
  • Custos de recompensas e benefícios oferecidos aos clientes;
  • Custos de marketing e promoção do programa;
  • Custos de administração e gerenciamento do programa.

Benefícios potenciais a serem estimados:

  • Aumento nas vendas e na frequência de compras dos clientes participantes do programa;
  • Retenção de clientes e diminuição da taxa de abandono de carrinho;
  • Aumento do ticket médio do pedido;
  • Aumento da receita e do lucro.

Desenvolver ou implementar um programa de fidelidade com uma plataforma personalizada?

Você prefere desenvolver internamente ou implementar uma plataforma de programa de fidelidade feita sob medida para o seu negócio? 

A tecnologia é importante na implementação e administração do programa de fidelidade para fazer a gestão dos pontos, personalização de ofertas e análise de dados gerados pelos membros.

Portanto, talvez seja mais vantajoso implementar um programa de fidelidade plug & play, pois isso ajuda a garantir uma experiência fluida para os clientes e consegue acompanhar o desempenho do programa de fidelidade. Solicite uma demonstração do Programa de Fidelidade BonifiQ para saber como podemos te ajudar.