Se você acompanha o Blog da BonifiQ, já sabe que apenas ter um programa de fidelidade em seu e-commerce não é o suficiente para fidelizar um cliente. É preciso inovar constantemente e uma das estratégias mais eficazes é a gamificação.
Um programa de fidelidade gamificado possui elementos que contribuem para tornar a experiência do cliente muito mais envolvente, divertida e lucrativa para a sua marca. Continue a leitura para entender como usar a gamificação para tornar seu programa de fidelidade mais atraente.
Gamificação é o segredo de um programa de fidelidade atraente
A gamificação em um programa de fidelidade envolve o uso de elementos narrativos e do universo dos games para estimular o envolvimento e a competitividade e fazer com que os membros concluam determinadas ações para obterem pontos, boa colocação no ranking e acessar prêmios exclusivos.
Um programa de fidelidade gamificado utiliza esses elementos para incentivar o cliente a comprar mais, em um intervalo menor, e com um ticket médio maior.
Como usar a gamificação para aperfeiçoar seu Programa de Fidelidade?
O programa de fidelidade da sua marca não utiliza elementos de gamificação? Então, provavelmente, seu programa de pontos é monótono e tem um engajamento baixo.
Para resolver esse problema, listamos algumas estratégias de como incorporar elementos de gamificação em seu programa de fidelidade. Contudo, se você estiver procurando um programa de fidelidade gamificado 100% personalizável para a sua marca, você precisa conhecer a BonifiQ.
Utilizando a plataforma da BonifiQ você consegue criar seu próprio programa de fidelidade e utilizar absolutamente todos os recursos de gamificação que listamos abaixo.
Agora vamos aos elementos de gamificação:
– Missões exclusivas para os membros
Introduzir missões para os membros do programa de fidelidade da sua marca incentiva a interação contínua com a sua marca.
Alguns exemplos de missões que você pode criar são: comprar produtos em certas categorias, concluir um número específico de compras em determinado período, compartilhar uma avaliação sobre o produto, seguir nas redes sociais, entre outras.
Os membros que cumprirem essas missões devem ser recompensados com pontos para trocar por benefícios e subir de nível dentro do programa.
A BonifiQ tem a funcionalidade níveis de clientes, onde os clientes podem ser classificados nas categorias 🥉bronze, 🥈prata, 🥇ouro e 💎diamante, por exemplo, e recebem vantagens exclusivas de acordo com o nível em que estão.
– Benefícios exclusivos
Outra forma de incorporar elementos de gamificação ao seu programa de fidelidade é oferecer recompensas exclusivas conforme as ações dos clientes. Ah, essa estratégia também funciona muito bem com a funcionalidade de níveis de clientes.
Alguns exemplos de benefícios exclusivos são:
💜 Acesso antecipado ou pré-venda de lançamentos;
💜 Descontos adicionais em produtos preferidos;
💜 Brindes exclusivos por categoria de clientes.
– Pontuação e multiníveis
Implementar um sistema de pontuação e níveis de clientes permite aos membros do programa de fidelidade a acompanharem seus progressos e gera o gatilho mental de competitividade.
O cliente sempre vai querer alcançar o próximo nível, lembre-se disso para desenvolver campanhas que estimulem a recompra, o aumento de ticket médio, indicações para amigos e avaliações sobre os produtos pelo site ou pelas redes sociais.
– Benefícios de incorporar a gamificação em seu Programa de Fidelidade
Mencionamos na introdução deste artigo que existem inúmeros benefícios associados a incorporar elementos de gamificação em seu Programa de Fidelidade. Vamos detalhar os principais abaixo:
- Engajamento — um programa de fidelidade gamificado é uma ferramenta interativa que estimula seus clientes a se envolverem regularmente com a marca.
#Dica: encontre uma forma de levar essa interação para as redes sociais para aumentar a taxa de engajamento por lá também.
- Fidelização de clientes: quem recebe recompensas exclusivas e reconhecimento pelo seu engajamento fortalece o vínculo emocional com essa marca, resultando na fidelização.
- Maior retenção: quando os clientes recebem uma experiência fenomenal, dificilmente elas vão abandonar seu programa de fidelidade. Pelo contrário, eles devem querer se manter conectados por mais tempo, aumentando o nível de retenção.
- Aquisição de clientes: oferecer um programa de fidelidade gamificado para seus clientes pode ser um diferencial competitivo de sua marca, e isso pode contribuir para a aquisição de clientes.
- Coleta de dados: um programa de fidelidade gamificado pode ser uma rica fonte de dados das pessoas que compram com você, por ajudar a compreender as preferências dos clientes, comportamentos de compra e tendências do mercado.
Entre em contato para saber mais e garantir uma experiência muito mais interessante em seu programa de fidelidade para transformar consumidores pontuais em clientes leais, satisfeitos e envolvidos com a sua marca.