Atualmente com três lojas em São Paulo e um e-commerce que atende ao país inteiro, o Empório Quatro Estrelas foi fundado em 1990 pela matriarca da família da atual gestora Bruna de Castro Villar. A marca se destaca pela venda de produtos veganos, low-carb, sem glúten e lactose.
Pelos mais de 30 anos no mercado, Bruna Villar sentiu a necessidade de desenvolver uma estratégia para manter a marca atual e, é claro, aprimorar os principais indicadores de e-commerce como Custo de Aquisição de Clientes, Taxa de Recompra e fidelização.
A Empório Quatro Estrelas precisava de um programa de fidelidade!
Fonte: Digital Commerce – O Podcast
Mas a co-founder do Empório Quatro Estrelas tinha como exigência que o programa de fidelidade integrasse as lojas físicas ao e-commerce. O que se apresentou como um grande desafio, pois Bruna não conseguia encontrar uma empresa que viabilizasse essa integração de modo sutil.
Tudo mudou quando ela conheceu a BonifiQ, que oferece um programa de fidelidade gamificado personalizado para cada marca, e tem integração com as melhores ferramentas do mercado, como a VTEX, plataforma de e-commerce utilizada pelo Empório Quatro Estrelas.
“Eu consigo mensurar o quanto a BonifiQ me trouxe de retorno. Na loja física, houve um aumento de 33% no ticket médio e no nosso site temos 40% a taxa de recompra. Na loja física temos 30% de clientes ativos e desses clientes que utilizam cashback a gente tem 65% de recompra semanal”, comemora Bruna Villar.
Segundo Vinícius Fagundes, Founder e CEO da BonifiQ, nesses últimos meses, o Empório Quatro Estrelas obteve um ROI de 55%. E uma das estratégias que mais funciona para a marca é a oferta de cashback para clientes fiéis.
“Só para você ter uma ideia, mais de 1,5 mil pessoas já foram impactadas com o cashback na loja online e físicas da Empório”, avalia Fagundes.
Bruna complementa afirmando que, atualmente, 22% dos clientes utilizam o cashback como forma de pagamento.
Mas o que a BonifiQ tem de diferente?
O diferencial do programa de fidelidade da BonifiQ é que a ferramenta é pensada para oferecer uma excelente jornada do consumidor como um todo, desde a criação da conta, à avaliação da compra e indicação de amigos.
Contudo, segundo a própria avaliação do CEO Vinícius Fagundes, para um programa de fidelidade funcionar, é preciso entender o comportamento do consumidor da marca.
Por exemplo, não adianta oferecer frete grátis para um cliente que pagaria um valor de frete muito baixo, ou entregar um cupom de desconto com validade de 60 dias para um produto que o cliente troca anualmente.
É fundamental conhecer seu consumidor, fazer perguntas, pedir feedback, estudar as informações e adaptar as estratégias da sua marca para aumentar a fidelização.
Também é importante que você adapte a estratégia frequentemente, pois não é porque uma estratégia está funcionando bem agora, que a mesma continuará trazendo bons resultados por meses ou anos.
Também é importante manter um fator de novidade para tornar o programa de fidelidade atraente para o consumidor. O mais interessante é que as marcas que utilizam o programa de fidelidade da BonifiQ conseguem gerenciar isso dentro da ferramenta, sendo totalmente customizável e personalizável.
Níveis de clientes: novidade na BonifiQ
Outro diferencial do programa de fidelidade gamificado da BonifiQ é a funcionalidade de níveis de clientes. Funciona assim, dependendo do comportamento do cliente dentro do programa, ele pode ser classificado como cliente ouro, prata ou bronze.
“Por exemplo, o cliente bronze é aquela pessoa que compra uma vez no mês, ou uma pessoa que indica dois amigos, ou que gastou R$ 1.000 em três meses. Um cliente ouro pode ganhar pontos em dobro, em vez de 5% de desconto, vai ganhar 10% e por aí vai”, explica o CEO da BonifiQ.
Com a funcionalidade de níveis de clientes, você se aproxima do público mais fiel e engajado e consegue oferecer benefícios ainda melhores. Com isso, sua marca garante que os clientes se sintam especiais e valorizados.
Case Empório Quatro Estrelas reforça uma dor latente no mercado
O case Empório Quatro Estrelas é um dos exemplos de marcas que compartilham das mesmas dores de outras que atuam no e-commerce. Frases como ‘Meu custo de aquisição é cada vez mais alto’, ‘É difícil atrair clientes’, ‘Minha taxa de recompra nunca é muito alta’, são ouvidas com frequência.
Com os primeiros clientes conquistados em janeiro de 2023, atualmente a BonifiQ tem centenas de programas realizados.
“Tivemos esse resultado em pouco mais de um ano, para vocês verem como a dor é latente. Hoje, a BonifiQ é muito procurada por pessoas que têm dificuldade de criar um programa de fidelidade, porque não é o core das plataformas. E quando você vai para o varejo, a expertise é o varejo, não a tecnologia”, finaliza Vinícius Fagundes.
Ficou curioso para conhecer mais sobre o Empório Quatro Estrelas e como o programa de fidelidade da BonifiQ ajudou a elevar os resultados da empresa em poucos meses? Então assista ao episódio do🎙️ podcast Digital Commerce da Betminds, está imperdível!